Metodologia BIM
Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção é um método moderno para o desenvolvimento de todas as etapas do planejamento e execução de uma obra.
Como
funciona?
O método consiste em criar virtualmente todos os componentes de uma construção, com suas dimensões e especificações reais para que se obtenha um modelo prévio de como será a obra após finalizada.
Quais as suas
vantagens?
Essa metodologia permite que todos os envolvidos na obra, desde o cliente contratante, passando pela engenharia, incorporação, construtora, até o usuário final do empreendimento possa visualizar claramente tudo que irá compor a edificação.
Como a HERF trabalha
na metodologia BIM
Em todos os serviços apresentados, tem-se a garantia de qualidade técnica e respeito aos prazos. Dentro das fases dos projetos, é possível a divisão em alguns níveis de desenvolvimento, nós da HERF separamos em estudo preliminar, projeto pré-executivo e projeto executivo. Por isso, os projetos são divididos em fases e disponibilizados conforme o cronograma estipulado, baseando essas entregas no Level of development (LOD) ou Nivel de desenvolvimento.
Fases do projeto
Conheça quais são as fases de modelo:
LOD 100 / 200
LOD 300/350
LOD 400
LOD 100 / 200
Elaboração dos estudos preliminares. São realizados diversos estudos na fase de concepção para encontrar desde cedo a melhor alternativa. São entregues modelos em 3D com informação da estrutura estudada em formato IFC. Alguns elementos desse modelo podem estar nível de desenvolvimento 100 e outros no nível 200.
Inicie seu projetoLOD 300 / 350
Elaboração dos projetos pré-executivos e projetos executivos. Após a aprovação dos modelos preliminares em LOD 100 e 200, a próxima fase é de definição e dimensionamento dos elementos que compõe o modelo.
São entregues modelos 3D em IFC, projetos em PDF para impressão e quantitativos para compra de material. Alguns elementos desse modelo podem estar nível de desenvolvimento 300 e outros no nível 350.
Inicie seu projetoLOD 400
Elaboração de projetos para fabricação de peças, ocorre após a aprovação dos modelos em LOD 300 e 350. São entregues modelos 3D em IFC, projetos em PDF para impressão e quantitativos para compra de material.
Todos os elementos desse modelo devem estar no nível de desenvolvimento 400.
Inicie seu projetoEconomia e Otimização
A metodologia BIM permite vários usos para o modelo concebido, não apenas de visualização e nem de questão de puro conforto ou estética, mas de economia e otimização de resultados, conforme mostra a curva de MacLeamy.
O que é a curva de MacLeamy?
A curva de Macleamy representa os esforços de acordo com o avanço do tempo de um projeto. Com essa ferramenta é possível observar que, conforme o projeto avança, o esforço necessário para realizar alterações aumenta e consequentemente o custo também aumenta.
Ou seja, quando as alterações necessárias são solicitadas ou estudadas no início do projeto, esse custo é significativamente menor.
Como a metodologia BIM se relaciona com a curva de MacLeamy?
A metodologia BIM se presta a detalhar o projeto logo nas etapas iniciais de sua execução. Isso torna o processo mais claro e evita retrabalhos.
Na etapa de concepção permite, aos investidores e aos profissionais envolvidos no desenvolvimento, avaliar visualmente o empreendimento proposto e a realizar tomadas de decisão rapidamente.
Na fase de elaboração dos projetos permite a compatibilização de todas as informações, reduzindo drasticamente os problemas que ocorreriam durante a construção. Evita também que soluções alternativas tenham que ser adotadas posteriormente.
Na fase de orçamento fornece as especificações completas de todos os materiais, garantindo a qualidade dos componentes e permite a equalização das propostas de todos os fornecedores.
Na fase de construção entrega a todos os profissionais envolvidos na operação informações claras nos projetos, evitando dúvidas ou confusões pois permite que tudo possa ser conferido visualmente no modelo criado.
No pós-obra prova aos usuários finais e profissionais da manutenção o registro de tudo que foi executado, para que as informações sejam facilmente acessadas durante toda a vida útil da edificação.
O que é necessário para colocar a metodologia BIM em prática?
Para a melhor eficiência da metodologia BIM é necessário que haja a quebra de paradigma entre os projetistas. Com esse processo de trabalho é extremamente necessário o envolvimento de todas as disciplinas desde a concepção dos primeiros estudos.
Metodologia que traz resultados
A HERF tem a metodologia BIM como seu modus operandi e todos os profissionais são treinados e integrados para aplicá-la com maestria. Conheça os frutos desse trabalho
Veja nossos projetos realizados